domingo, 14 de julho de 2013

Como confortar alguém que sofreu uma perda

Como confortar alguém que sofreu uma perda


  Já se sentiu paralisado, sem saber o que dizer ou o que fazer quando um dos seus amigos perdeu um ente querido? Você sente a necessidade de o confortar, de acarinhá-lo e prometer-lhe que tudo vai correr bem mas as palavras escapam-se dos seus lábios.

A verdade é que ninguém sabe ao certo o que se dizer numa situação assim. Não existe um manual que nos guie para encontrar as palavras que a outra pessoa necessita escutar, no entanto, há muitos terapeutas que nos oferecem dicas valiosas para levantarmos o ânimo a esse amigo que está a atravessar um momento tão doloroso como a morte de alguém querido.

Os seres humanos tendem a incomodar-se com o silêncio. Evitamos-o e queremos invadi-lo de palavras, ainda para mais se esse silêncio vier acompanhado de lágrimas. Muitos de nós ficam em stress e "despejam" orações causando mais prejuízo do que alívio. Há frases que uma pessoa em luto não quer escutar. Frases que lhe causam mais vazio...

John E. Welshons, o autor de Awakening from Grief: Finding the Way Back to Joy (Acordando da Dor: Encontrar o Caminho de Volta à Alegria, em tradução literal) partilha neste livro a sua experiência a ajudar pessoas a superar perdas, para que evitemos palavras que não lhes dão consolo, e que consigamos nos tornar naquele apoio que os nossos amigos realmente necessitam.

O que se aconselha ou não, então, que você diga nestas ocasiões de pesar?


1. Você deve ser forte
Antes de nos podermos curar, precisamos de processar toda a dor. Dizer a alguém que necessita de ser forte não ajuda. Ninguém poderá fazê-lo. O que você pode dizer, por exemplo, é "Quero que saibas que eu estarei contigo, para o que der e vier, em todos os teus momentos, sejam eles bons ou menos bons. Eu sei que este é um período difícil para ti, mas eu estou aqui para te apoiar para o que for preciso."

2. Viveu uma vida longa e feliz
Alguns de nós pensam que se a pessoa falecida teve uma vida recheada que assim é mais fácil de se aceitar a sua perda recordando todos os anos em que viveu. No entanto, as que sofreram a sua perda nunca pensarão que foi uma vida suficiente. A gratidão por todos os anos vividos vem depois, quando chegar a aceitação.


3. Tudo acontece por uma razão
Este é uma das frases cliché mais marcantes. Claro que tudo acontece por uma razão, mas quando uma pessoa sofre uma perda não vai encontrar esta razão. Por favor, esqueça os clichés.

4. Sei o que estás a sentir
Não importa se você também perdeu alguém ontem. Nunca irá saber verdadeiramente o que sente a outra pessoa. É horrível que alguém pense que sabe o que o outro está a passar. Cada perda é diferente e cada pessoa reage de maneira diferente. Esta frase acaba por não trazer conforto a ninguém. Tudo menos isso.

5. É tempo de avançares para a frente e deixares ir
Ninguém sabe quando é o momento de avançar mais do que a pessoa que o está a viver. Dizer a alguém que é tempo de deixar ir pode soar cruel e até ofensivo, porque você não sabe em que etapa da sua dor essa pessoa se encontra. Não há cálculos oficiais. Cada pessoa tem os seus tempos. Algumas levam meses, outras uma vida inteira. Não pressione. E é normal que a dor regresse em dias especiais como nos aniversários, no Natal. A dor pode não ser algo que passe, mas algo com que se aprende a viver.

6. Ainda és jovem, vais encontrar mais alguém
Se o seu amigo acabou de perder a sua esposa, por exemplo, e você diz-lhe que há-de encontrar outra pessoa, isso é a mesma coisa que lhe dizer que é ela é substituível. Isso vai dar vontade ao seu amigo de atirá-lo pela janela. O mesmo se uma mulher perdeu um filho, dizer que voltará a ficar grávida não a vai ajudar a aliviar a sua dor, muito pelo contrário, pode até ficar revoltada consigo. Ajude-a a viver a sua dor durante o tempo que tiver para a viver.

7. Avisa-me se precisares de alguma coisa
Quando alguém passa por uma perda deste género não tem cabeça para pensar nas coisas básicas da vida, como comer ou dormir, levar os filhos à escola, etc. É aí que entram os amigos, para nos lembrar que precisamos de certas coisas para continuar a funcionar. Pedir a uma pessoa em processo de dor que a avise se precisar de algo não adianta nada. São palavras jogadas fora. Antecipe-se às suas necessidades e ajude-a com as tarefas rotineiras da vida.

Lembre-se que o melhor que você pode fazer é apoiar o seu amigo estando ao seu lado, oferecendo-lhe o seu ombro, a mão, um abraço. O silêncio pode ser a melhor ferramenta. Se não sabe o que dizer mais vale estar calado e escute apenas. Estar ao seu lado já é a melhor prova de amizade que você lhe pode dar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário