quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O LAR

O LAR É O CORAÇÃO DO ORGANISMO SOCIAL
Em casa, começa nossa missão no mundo. Entre as paredes do templo familiar, preparamo-nos para a vida com todos. Seremos, lá fora, no grande campo da experiência pública, o prosseguimento daquilo que já somos na intimidade de nós mesmos. Fujamos à frustração espiritual e busquemos no relicário doméstico o sublime cultivo dos nossos ideais com Jesus. O Evangelho foi iniciado na Manjedoura e demorou-se na casa humilde e operosa de Nazaré, antes de espraiar-se pelo mundo. Sustentemos em casa a chama de nossa esperança, estudando a Revelação Divina, praticando a fraternidade e crescendo em amor e sabedoria, porque, segundo a promessa do Evangelho Redentor, "onde estiverem dois ou três corações em Seu Nome", aí estará Jesus, amparando-nos para a ascensão à Luz Celestial, hoje, amanhã e sempre. Francisco Cândido Xavier. Da obra: Luz no Lar. Ditado pelo Espírito Scheilla. FEB.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

NOSSOS FILHOS


"FOI MANIFESTADA AGORA PELA APARIÇÃO DE NOSSO SALVADOR, O CRISTO JESUS. ELE NÃO SÓ DESTRUIU A MORTE, MAS TANBÉM FEZ BRILHAR A VIDA E A IMORTALIDADE".(II TIMÓTEO,1:10.)

Nossos filhos não são "fitas virgens" ou "livros em branco", mas almas antigas em busca da evolução espiritual.
Em nome da missão que os pais têm em relação aos filhos, não determinemos sua vocação e decisões com gestos de autoritarismo e coercão.
Se os superprotegermos, eles viverão a nossa sombra sem a mínima atitude de decisão ou opção. Serão inseguros e dependentes e um dia se revoltarão contra o mundo, que não os mima, e contra nós, que os tratamos com excesso de carinho, satisfazendo a todos os seus caprichos e vontades.
Nem imposição sistemática, porque eles trazem do passado suas próprias verdades e experiências . Nem satisfação de todos os desejos, porque não saberão se comportar perante os outros.
Nunca tentemos instruí-los projetando neles nossos propósitos de vidas não realizados.
Nossas Carências não são as deles e nossos prazeres e alegrias são diferentes dos prazeres e alegrias deles.
Não os tratemos como bibelôs de porcelana, nem como objetos raros de propiedade nossa. Para educá-los é preciso respeito e amor por eles, além de muita copreensão.
Lembremo-nos, acima de tudo, de que o CRISTO DE DEUS"destruiu a morte, mas também fez brilhar a vida e a imortalidade"; portanto, os filhos não são nossos,são apenas almas imortais que passam momentaneamente pelo nosso lar, pelas nosas vidas. São ESPÍRITOS QUE BUSCAM PAZ E FELICIDADE PELOS SEUS PRÓPRIOS CAMINHOS.

UM MODO DE ENTENDER -UMA NOVA FORMA DE VIVER

FRANCISCO DO ESPÍRITO SANTO NETO- DITADO POR HAMMED

sábado, 21 de novembro de 2009

A MÃE EDUCADOURA QUE JESUS ESPERA NO LAR


" Envolve teu filho na palavra de bênção, que vence o orgulho, e na luz do exemplo que dissipa as sombras da rebeldia. Fase que se lhe desenvolvam os sentimentos bons do coração que o musgo do século recobriu e ocultou."Analia Franco - Mãe, Chico Xavier
A mulher que abraça de coração alegre e devotado as tarefas de organização familiar é sempre abençoada e assistida com extremo carinho pela DIVINA PROVIDÊNCIA
A MULHER EVANGELIZADA.
O espírito eminentemente feminino, na sua maioria, já adquiriu na esteira das encarnações sucessivas enormes cabedais de afetividade, amor e ternura, carinho e delicadeza, devido muito especialmente `a doação incessante à maternidade e aos membros da família. O que não poderá realizar a mulher, quando esclarecida na Doutrina Espírita e se evangelizar nas lições de JESUS?. Sem dúvida,fará maravilhas de amor e educação na família, pois fará muito mais no campo do AMOR ESPIRITUAL, da EDUCAÇAO MORAL e da FORMAÇÃO DO BOM CARÁTER dos filhos que Deus, por missão especial, lhe confiou.
O aperfeiçoamento de todo espírito reencarnado passa inevitavelmente pelo trabalho amoroso e educativo de toda MÃE TERRESTRE, como confirma o espírito Agostinho.
" Merecei as divinas alegrias que Deus concedeuà maternidade, ensinando a essa criança que ela está na terra para se aperfeiçoar, amar e abençoar "

Allan Kardec- O Evangelho Segundo o Espiritísmo

EDUCAR O ESPÍRITO


A mãe espírita, não fixará sua preocupação em dar aos filhos exclusividade ao fortalecimento do seu corpo físico`manutenção da saúde orgânica, ao desenvolvimento das potências intelectivas, à boa alimentação, aos brinquedos instrutivos, às brincadeiras alegres e às diversões saudavéis, esquecendo-se de agir com responsabilidade, paciência e carinho no mundo psicológico, emocional e espiritual de cada filho.O LÚCIDO ESPÍRITO DE EMMANUEL adverte: "Não basta alimentar minúsculas bocas famintas ou agazalhar corpinhos enregelados. È imprescindível o abrigo moral que assegure ao espírito renascente o clima de trabalho necessário à própria sublimação. Muitos pais garantem o coforto material dos filhinhos, mas lhes renegam a alma a lamentável abandono." Nos dias difíceis da atualidade,para cumprir melhor sua missão,precisa a mãe espírita compreender os segredos da educação moral, penetrar os mistério da alma infantil,aplicar no momento exato os princípios evangélicos e viver os princípios cristãos com mente e coração no ambiente muitas vezes doloroso,compllexo e desafiante no relacionemento com os filhos. Eis o que Aurélio Agostinho tem a dizer: " A tarefa não é tão fácil como podereis pensar. Não exige o saber do mundo: o ignorante e o sábio podem cumprí-la, e o espiritísmo vem facilitá-la, ao revelar a causa das imperfeições do coração humano."
A mãe deve se preparar por dentro, a fim de realmente doar o melhor de sí na ajuda substancial de amor e verdade aos filhos que retornam de vidas passadas a trazerem graves problemas cnsciênciais e morais a serem trabalhados e resolvidos com cirurgia espiritual delicada ao longo do tempo a partir dos primeiros dias da infância. O sencível espírito MEIMEI roga pelo doce coração das mães:
" Ajuda-me a governar o coração, para que meu sentimento não mutile as asas dos anjos tenros que me deste; adoça-me o raciocínio, para que a minha devoção afetiva não se converta em severidade arrasadora".

A IMPORTÂNCIA DO
AMOR

O AMOR EVANGELIZADO é a base para a educação do espírito, o instrumento maior para orientação aos filhos, os melhores exemplos são os alicerçados no amor incondicional; as melhores palavras são as fecundadas de amor equilibrado; a mais bela convivência afetiva é aquela fertilizada pelo amor espiritualizado; a luta moral mais aproveitável é a que possui forte conteúdo de fé a Deus; e a caridade é a mais bela fonte de amor ao próximo. Os familiares são o próximo mais próximo a quem devemos amar com a melhor intenção e sinceridade no coração. A prática do amor evangelizado é fundamental à educação, harmonia e felicidade na vida familiar.
Certa mulher, enfrentando espinhoso sofrimento, apresenta-se abatida e desolada com as lutas na educação do filho, desprende-se pelo sono do corpo fìsíco e vê-se à frente de Jesus, a quem suplica:
-Senhor, compadece-te de mim! O mundo me atormenta e a vida fez-me escrava... Tenho um filho que incessantemente me fere o coração... Esperei-o com os melhores sonhos, embalei-o nos braços... Entretanto encontro nele o meu suplício. Por que isso, Amado Amigo?
Por que tanto sofrimento em troca de tamanha abnegação?"
O Amado Mestre, com imensa ternura e enorme carinho, após acariciar oscabelos da atormentada mulher ,explicou:
"- Filha, só o amor pode educar os filhos de Deus.
Que seria do tronco, se a Terra não o suportasse, ou do
ninho, sem que a ramada lhes resguardasse a
esperança?"
Após ouvir as doces palavras do Educador Celeste enaltecendo a força do amor na educação, tornou a indagar:
"- Mas, Senhor e comigo?! ... Quem teria colocado
em meus braços semelhante martírio? Quem talvez, por
engano, terá situado em meu peito esse filho difícil e
indifernete, acreditando que o meu amorde mulher
ignorante e frágil conseguisse educá-lo?".
Não entendia o porquê de tanto sofrimento. Na sua descrência e fraqueza moral, queria saber quem teria colocado tantas dificuldades em sua vida. O Excelso Intrutor falou com imensa paciência e grande compreensão, respondendo àquele coração torturado por dores, lágrimas e dificuldades nos cuidados com o filho rebelde:
"- Minha filha, fui eu!
Jesus espera nosso êxito na educação e felicidade no lar, e não há maior vitória que cumprirmos, da melhor maneira possível, os nossos deveres familiares, cientes de que, entre eles, a educação com amor é dos realmente essenciais!



Diálogo entre mãe e Jesus, narrado pelo espírito Meimei, contido no livro Amizade - Chico Xavier



QUE DEVE FAZER A MÃE TERRESTRE PARA CUMPRIR EVANGELICAMENTE OS SEUS DEVERES CONDUZINDO OS FILHOS PARA O BEM E A VERDADE?

"O consolador",questão nº 189 - Emmanuel
1. O coração materno deverá oferecer de conformidade com suas forças morais os exemplos de compeensão espiritual e sacrifícios pela paz da família. A mulher detém em sua alma os mais belos valores de sentimentos - edificados nas lutas e experiências dolorosas das experiências transatas - indispensáveis para as abençoadas realizações no ambiente afetivo do lar.
2. A mulher cristã é a verdadeira fonte de luz espiritual para seus filhos, se ela compreender sua tarefa educativa alicerçada na renúncia pessoal.
3. Com suas inegáveis conquistas no campo dos sentimentos: amor e carinho, ternura e delicadeza - armazenados no coração espiritual - , tem tudo para dar sempre o amor de Deus à
familia.
4. Equilibre suas emoções e sentimentos, para não se deixar levar pelos excessos da ternura mal dirigida, o carinho excessivo, a superproteção afetiva aos filhos, que fragiliza e prejudica de modo lamentável o mundo piscológico e o cárater de cada filho, acarretando problemas morais graves na fase da juventude, mocidade e madureza.
5. Compreender, com as leis divinas que seus filhos, antes de tudo, são filhos de Deus...
6. A rensponsabilidade educativa precisa começar bem cedo, a partir do período alegre do berço... Introduzir nas suas mentes e corações a força moral do evangelho... " Auxiliar, assim,o espírito materno, no desempenho de sua tarefa sublime constitui obrigação primária de todos nós que abraçamos nos centros espíritas novos ares de idealismo superior e que buscamos na Boa Nova do Divino Mestre a orientação maternal para a renovação de nossos destinos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário