terça-feira, 13 de abril de 2010

Sexo Sob a Ótica Espírita


Sexo Sob a Ótica Espírita

Expositor@: Queridos companheiros de chat, é com muito carinho, que iniciamos mais este grupo de estudos. Gostaríamos de, antes de adentrar ao tema de hoje, que é livre e abordará o SEXO sob a ótica espírita, deixar-lhes alguns recados e comentários pertinentes a este grupo.

A primeira e mais importante de todas as colocações, refere-se ao fato de que, se formos honestos conosco mesmo e com o próximo, ao fazermos uma breve análise de nosso comportamento, veremos que poucos são os que, após o término dos temas expostos dominicalmente, saem em busca de novas informações ou de novas visões sob o que foi exposto. Cada expositor que aqui comparece, possui uma visão e um direcionamento que procura dar ao tema em enfoque. O que significa que muito há para ser estudado além do que aqui é posto.

Por isso, amados de Deus, lembro-lhes de que este grupo tem a intenção de aguçar a vossa curiosidade, despertar o vosso interesse e, dentro de nossas limitações, oferecer respostas e colocações a diversos temas e assuntos, sempre calcados de forma autêntica, nas cinco obras da codificação. Com certeza, existem outras obras sérias e de cunho importante, mas convenhamos e reflitamos, se somente nos basearmos nas 5 obras da codificação, ainda assim teremos assuntos e compreensões para 'mais de metro'.

Em segunda colocação, temos o fato de que, EMMANUEL já deixou bem claro que tudo na vida, tem grandes chances de obter sucesso, se nos utilizarmos de disciplina, disciplina e disciplina. Portanto, alguns companheiros estão com nicks diferentes (expositor, coordenador, grupo de apoio e etc), para que quem comparecer aos estudos, tenha um referencial sobre os mesmos.

Com certeza, outras pessoas, de forma bondosa, fraterna e caridosa, recepcionam os que vão chegando a este ambiente, procurando divulgar nossa proposta de fazermos os comentários que não dizem respeito ao tema no reservado, de não utilizarmos caixa alta nas colocações e até a de colocarmos determinadas figuras no ignore. Só faço dizer-lhes companheiros, que isso muito me alegra, pois se estão zelando e procurando a harmonia em nossos estudos, é porque por eles possuem respeito e carinho.

E, diante de alguns fatos, estamos seriamente propensos a mudarmos nosso local de estudos, pois teríamos uma sala ou um espaço feito para isso. Pensamento e sugestão que nos envolve, assim como os pontos que irei mostrar-lhes:

1- Oferta - para que utilizemos uma sala de chat de um Portal Espírita. A grande vantagem, é que estaremos em um local próprio para isso e com toda a cúpula espiritual que este local já angariou nestes anos em que está 'no ar'. No momento não divulgarei nomes, mas gostaria que soubessem, que nos foi disponibilizada, entre outras coisas, uma lista com cerca de 1.000 de espíritas lá cadastrados;

2- Oferta - para que iniciemos os estudos no programa Paltalk, que muito embora tenha um custo monetário, a pessoa prontificou-se a arcar com o mesmo. Neste caso, de forma mais necessária ainda, não divulgarei o nome da criatura que nos fez tamanha e generosa oferta, assim como quero crer em meu coração, que encontramos uma pessoa para ser responsável pelos mesmos, pois este caminho não está ao alcance de minha disponibilidade;

3- Opção - fazermos os estudos em um Grupo, que já é de conhecimento do Aguinaldo. Estive por lá, me cadastrei no local e é um local excelente para termos maior privacidade, nunca nos esquecendo que a PRIVACIDADE também significa portas fechadas;

4- Efetivo - Space no msn, com a cópia de todos os estudos realizados e com os comentários realizados pelos companheiros. Muito enriquecedor esse espaço, pois está visualmente muito fácil de se acompanhar os estudos passados (http://sobaoticaespirita.spaces.live.com);

5- Efetivo - Comunidade no orkut, com os tópicos/temas que já tivemos aos domingos

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=27774128

6- Efetivo - Grupo de discussões do Google, recém criado e aberto a todos e quaisquer participantes (enviei e-mail/convite para algumas pessoas, mas não tinha os e-mails à mão para todos, portanto, queiram se cadastrar, por favor) com abertura para muitas colocações e novos temas, que não só os já estudados aos domingos http://groups.google.com/group/sobaoticaespirita/topics?lnk=li ;

7- Em fase de criação/pesquisa/adequação - um site para o SOB A ÓTICA ESPÍRITA, aonde teremos muito mais alcance do que o space e, finalizando

8- Âncora - estudos realizados aos domingos (com reprise ás quartas-feiras) na sala C do Terra.

Bom gente, uma andorinha só não faz verão......Como já lhes disse anteriormente , as sementes estão lançadas, mas precisamos que caiam em solo fértil; da mesma forma, precisamos de semeadores de boa vontade, para que as sementes não se percam ou estraguem no alforje. Ou seja, não estamos à cata de elogios, mas sim, de companheiros de jornada espírita.

Adentrando ao tema de hoje, vou colocar uma citação do livro FAVOS de LUZ, em que MIRAMEZ responde a algumas perguntas:

QUESTÃO 251 - Como proceder diante das religiões que, logo ao penetrarmos em seus portais, convidam-nos à abstenção de carne, bebidas, cigarros, vida social e de certo conforto?

RESPOSTA DE MIRAMEZ: Aqui vai um tópico das assertivas de Paulo aos Colossenses, capítulo 2, versículo 21, que assim se refere: Não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro. Eis que o próprio Novo Testamento nos prova que essas imposições eram meios usados pelos antigos fariseus para dominar as massas e fazer crer que o homem alcançava a santidade com preceitos externos.

Vejamos novamente o Evangelho a cerca disso: A obediência a tais práticas não vence o pecado. Infelizmente, no seio do espiritismo cristão, estão girando tais orientações, de imposições aos homens, com intenção de trocar esse esforço por algum lugar depois do túmulo. É o farisaísmo de pé, querendo oprimir consciências. Consulta o Cristo que não encontrarás imposições, mas convite de amor para aqueles que desejam se adiantar na espiritualidade.

À primeira vista, parece-nos um desleixo, como a outros parece acertado traçar regras irreversíveis para os semelhantes. Mas o caso é o contrário: a imposição, se for certa, não o é na Doutrina CRISTÃ; a liberdade em demasia, se for condição elevada em algumas filosofias, não o é no CRISTIANISMO. Nas colunas mestras da doutrina do Cristo, principalmente na sua revivescência com o Espiritismo, o bom senso é o ideal.

Jesus, pelo o que narra o Evangelho, comia, bebia, andava com pecadores, convertia mulheres de má vida, e no último momento na Terra teve como companhia dois ladrões. Será que isso não basta? Qual a imposição que o Mestre fez nesses encontros? Evolução não se compra, não se troca e nem se empresta; conquista-se por esforço próprio, em duras subidas passo a passo.

Deve-se estudar com muito interesse nos centros espíritas as conseqüências dos erros, para que os fiéis notem, por si mesmos o que convém fazer. Cada imposição que fizeres é por tua conta e não o que o Cristo está mandando, pois não se põe fardo pesado em ombros frágeis.

Se quiseres dar conselhos deste teor, apresentamos-te meios mais eficientes. Ensina aos outros pelo exemplo, no silêncio da alma. A imposição não é Doutrina Cristã e corrompe pelo desgosto que causa na intransigência, que nasce da vaidade, do orgulho e da falsa humildade (Miramez).

Bom, queridos companheiros, como podem ver, Miramez é muito claro ao nos dizer para que '...Se quiseres dar conselhos(...) ensina aos outros pelo exemplo(...)a imposição não é Doutrina Cristã e corrompe pelo desgosto que causa na intransigência, que nasce da vaidade, do orgulho e da falsa humildade(...)

Por isso, companheiros, guardadas as devidas proporções, teremos o tema de hoje, como um alerta. A partir de hoje, cada um de nós que aqui está presente, tomará conhecimento de pequena parte do que se processa na espiritualidade, quando o assunto é sexo e, diante desta pequena partícula, tomará suas decisões e guiará seus passos, ciente de que, no porvir, não poderá alegar DESCONHECIMENTO dos fatos. Veremos também, as muitas ramificações que este assunto pode percorrer e, por questões óbvias de tempo, abordaremos apenas algumas.

Falando um pouco de sexo, temos que o paganismo chegou a fazer do sexo motivo de adoração. Os povos primitivos revelam grande respeito e assumem atitude religiosa diante do sexo. Mas para esses povos, ainda bem próximos da Natureza, o sexo não está sujeito aos desregramentos, aos abusos e ao aviltamento do mundo civilizado. O cristianismo condenou o sexo e fez dele a fonte de toda a perdição. Mas o Espiritismo reconsidera a questão, colocando-se um meio-termo entre os exageros pagãos e cristãos. O espírita sabe que o sexo é um grande campo de experiências para o espírito em evolução, e que é através dele que a lei de reencarnação se processa, na vida terrena. Como, pois, considerá-lo impuro e repelente.

A princípio, considerado instrumento de gozo puro e simples, através do qual ocorria a fecundação sem maiores cuidados, passou, nas Civilizações do pretérito, a campo de paixões exorbitantes, que, de certo modo, foram responsáveis pela queda de grandes Impérios, cujos governantes e povos, alçados à condição máxima de dominadores, permitiram-se resvalar pelas rampas do exagero encarregado de corromper os costumes e hábitos, amolentando caracteres e sentimentos, que culminaram na desagregação das sociedades, que chafurdaram, então, em fundos fossos de sofrimento e anarquia.

Em O Livro dos Espíritos, Kardec comenta: “Os Espíritos se encarnam homens ou mulheres, porque não têm sexo. Como devem progredir em tudo, cada sexo, como cada posição social, lhe oferece provas e deveres especiais, e novas ocasiões de adquirir experiências”. Como vemos, o sexo é considerado pelo Espiritismo no seu justo lugar, como um meio de evolução espiritual. O espírita, por isso mesmo, não pode continuar a encarar o sexo como o faz o comum dos homens. Não pode abusar do sexo, nem desprezá-lo. Deve antes considerar o seu valor e a sua importância no processo da evolução.

A mente viciosa se compraz nas conversas deletérias, nas imagens grotescas, nas expressões desrespeitosas. Escandalizar-se diante dessas coisas, ou repeli-las com violência, é sempre prejudicial e anticaridoso, pois essas pessoas são as que mais necessitam de amparo e orientação. O mais certo é procurar um meio de ajudá-las a se libertarem dessa viciação. E o meio mais eficaz é orientar a conversação viciosa para aspectos graves, como as conseqüências dos vícios, as situações dolorosas em que se encontram pessoas conhecidas, e a conveniência de tratar-se o sexo com o respeito devido às forças criadoras da Natureza.

O problema sexual deve ser encarado pelo espírita com naturalidade, em face da naturalidade da função criadora; o sexo deve ser considerado como fonte de força, vida e equilíbrio, devendo por isso mesmo ser respeitado e não aviltado; entre o desregramento do pagão e o preconceito do cristão dogmático, o espírita deve manter-se no equilíbrio da compreensão exata do valor do sexo; as fontes da vida não podem ser desrespeitadas e afrontadas pela malícia e a impureza dos homens.

Lembramos ainda, que a mente é um corcel que por vezes segue desenfreado existência a fora e que muitas vezes é o motivo de maior “poluição” de nossa trajetória evolutiva. Praticar o sexo afinado e sincero com o esposo ou a esposa referencia uma troca salutar e necessária de fluidos energéticos de parceiro a parceiro e de forma nenhuma atrapalha atividade alguma em termos de desempenho do trabalhador espírita, mas cristalizar o sexo na cabeça, isso sim seguramente atrapalha.

Podemos ter aqui, alguma atitudes cotidianas de que nem nos apercebemos, tais quais a divulgação do sensualismo, do erotismo, da malícia corpórea, de fotos, pensamentos e palavras que proferimos. Veremos, nos blocos seguintes, assim como já vimos em estudos anteriores, que a sintonia também se aplica a este caso.

Como dissemos anteriormente, o tema pode ser abordado por muitos ângulos. Optamos por trazer-lhes, de forma resumida, sob os seguintes aspectos: SEXO X AMOR; FASCINAÇÃO AMOROSA e MAGNETISMO. Se der tempo, darei seqüência com OBSESSÃO x QUEDAS; PROFILAXIA

SEXO X AMOR

Em nosso meio ainda existem vários resquícios de tabu, no que concerne as conversações sobre o sexo, todavia sendo uma das atribuições inerentes da vida, o espírita estudioso não pode deixar de estudá-lo e também analisá-lo sob forma natural para que seja bem compreendido e orientado.

O homem em experiências afetivas, costuma confundir energia instintiva sexual como sendo "AMOR", que tem promovido quase todas as uniões de homens e mulheres na terra.

Observamos, constantemente, muitos lares desabados, porque só tinha energia instintiva sexual e nenhum "AMOR". O amor na terra é ainda uma aspiração da eternidade, encravada no egoísmo, nos interesses, na ilusão e na fome de prazeres que fantasiamos como sendo a Celeste Virtude.

A união sexual entre criaturas que já atingiram grandes elevações é muito diferente, traduz a permuta sublime de energias perispirituais, simbolizando o alimento Divino para a inteligência e para o coração e, força criadora não somente de filhos carnais, mas também de obras e realizações generosas da alma para a vida eterna. A procriação é um serviço que pode ser realizado por aquele que ama, sem ser o objetivo exclusivo das uniões.

O sexo não é patrimônio exclusivo da humanidade terrestre, é tesouro Divino em todos os mundos no Universo infinito. Permanece nas mãos das criaturas humanas, que ainda estão distantes da compreensão e vivência das Leis Divinas, num quadro triste de ignorância, perversão e desequilíbrio.

Assim, homens e mulheres raciocinando numa atmosfera mental caótica, permitem aos obsessores do invisível colocar em prática seus interesses na desintegração familiar e social, bem como, retardar o progresso Espiritual, mantendo a grande maioria das criaturas, que se afinam com seus ideais, sobre controle e, com isto, preservam os meios para saciar os seus desejos que não foram corrigidos enquanto encarnados.

Como ninguém foge aos imperativos da Lei de Deus, esses seres, que causaram desvario sexual, resgatarão em reencarnações futuras à duras penas, podendo ser portadores de doenças eminentemente cármicas, a epilepsia, a lepra, a paranóia, a hidrocefalia, o mongolismo e outras moléstias, como também ter como obsessores vários dos que foram prejudicados em caminhadas anteriores.

Faço aqui, uma colocação muito particular. Por força da necessidade, temos 'freqüentado' o que os médicos chamam de um Hospital de quarta geração, local para aonde são encaminhadas as crianças que apresentam doenças e sintomas desconhecidos à maioria dos médicos, quem dirá da população em geral. Em pleno ano de 2007, deparamo-nos com doenças nunca dantes conhecidas. Doenças que atingem crianças que, até momentos antes, estavam felizes e alegres, brincando, estudando e crescendo como outras crianças quaisquer. Atingem também, crianças que ainda nem se deram conta do que significa estar 'viva'.

São doenças que não conseguem encontrar explicação em nosso coração, tal qual a intensidade, a degeneração, as anomalias e os sofrimentos que causam aos pequeninos e aos seus pais, que por ali campeiam, em verdadeiras romarias de abnegação, sofrimento, desvario amoroso e aprendizado. Interessante observar que, ao ouvirmos as sofridas mãezinhas, também deparamo-nos com 'dicas' de que em algumas crianças,que nada mais são do que espíritos já com, quem sabe, milhares de anos, reside a noção do que irá lhes acontecer. Crianças que tentam o suicídio em tenra idade, como que antevendo os sofrimentos a que se propuseram ou a que terão que percorrer....

Por isso, queridos companheiros, tenhamos em mente que essas mazelas, não são 'capricho de Deus', mas sim, colheita de nossos desatinos e, numa visão mais simplista, são a ação e reação, o plantar e o colher.

FASCINAÇÃO AMOROSA

Só pensava nela. Cérebro em circuito fechado. A jovem namorada, de estonteante beleza, ocupava-lhe todos os espaços mentais. Última lembrança ao dormir. A primeira, ao despertar. Levantava-se com ela, passava o dia pensando nela, por ela suspirava...

Com incontáveis variações, encontramos na literatura universal envolvimentos passionais semelhantes. Um paraíso, quando tudo corre bem. Um inferno, se surgem problemas.

Semelhantes experiências situam-se nos domínios da fascinação quando, a partir da atração física, instala-se o desejo irrefreável de comunhão carnal, em paroxismos passionais.

Muitas uniões efêmeras ocorrem a partir de envolvimentos passionais, principalmente entre jovens, empolgados por recíproca fascinação, quando se rendem ao domínio dos hormônios. Justamente por inspirar-se nos instintos, a fascinação amorosa é a mais freqüente, responsável por casamentos precipitados, adultérios, separações, crimes e tragédias sem fim.

Por isso os Espíritos obsessores estimam envolver as pessoas passionais, torturando-as com anseios amorosos irrealizáveis ou usando-as para exercer sua ação nefasta, criando estranhas e perigosas situações.

MAGNETISMO

No século XV surgiu Paracelso como o primeiro grande teórico do magnetismo. Mesmer, porém, foi quem despertou a atenção pública para os fenômenos magnéticos e provocou a intervenção acadêmica quando, em 1765, defendeu em sua tese de doutorado, as idéias de Paracelso e outros pesquisadores do passado. Ele afirmou que das mãos e dos olhos, alguns indivíduos poderiam agir, mediante um fluido especial que emana à vontade de seus organismos. Surgiu assim o "Mesmerismo" que afirmava, dentre outras coisas, que "a moléstia é apenas resultante da falta ou do desequilíbrio na distribuição do magnetismo pelo corpo", o que foi mais tarde comprovado pela Kirliangrafia.

Os magnetizadores do passado, já pressentiam o mundo espiritual atuando na magnetização ( Deleuze, Du Potet, etc.) Mesmer afirmava que o fluido obedecia a leis mecânicas e que os efeitos eram exclusivamente de ordem física, ao passo que a maioria dos magnetizadores viu nele um fenômeno espiritual, sujeito a leis psíquicas e não físicas

Respondendo a Kardec ( O Livro dos Médiuns ), os espíritos afirmam que "a força magnética reside, sem dúvida, no homem, mas é aumentada pela ação dos espíritos que ele chama em seu auxílio..."

Ainda é Kardec que afirma que "a ação magnética pode produzir-se de três maneiras: pelo próprio fluido magnetizador ( magnetismo humano); pelo fluido dos espíritos, atuando diretamente e sem intermediário ( magnetismo espiritual ); pelos fluidos que os espíritos derramam sobre o magnetizador, que serve de veículo ( magnetismo misto, semi-espiritual ou humano-espiritual) . Combinado com o fluido humano, o fluido espiritual lhe imprime qualidades de que ele carece.

Desta forma, podemos observar a forma com que ocorrem as influências, sejam boas ou más. Importante conhecermos esse mecanismo, pois ele é utilizadíssimo para as situações que estamos estudando hoje.

OBSESSÃO X QUEDAS

O Mundo Espiritual e o Mundo Carnal se interpenetram e, por conseqüência se influenciam mutuamente, tanto para o bem quanto para o mal, é o que ressalta claro a questão de número 459 de "O Livro dos Espíritos":

"Os Espíritos influenciam aos encarnados a tal ponto que, de ordinário, são aqueles que dirigem estes."

Quando duas mentes se sintonizam, uma passivamente e outra ativamente, estabelece-se entre ambas, uma corrente mental cujo efeito é o de plasmar condições pelas quais o "ativo" exerce influência sobre o "passivo". A esse fenômeno denominamos magnetização. Assim, magnetismo é o processo pelo qual o homem, emitindo energia do seu perispírito, age sobre outro homem, bem como sobre todos os corpos animados ou inanimados.

Reportaremos um 'diálogo' em reunião trevosa, ocorrida para direcionar a queda dos encarnados que buscavam seu equilíbrio genésico. Vejamos:

Em reunião privada com os chefes dos grupos, o Soberano das Trevas explicitou o programa que elabora para ser aplicado em todas as suas diretrizes e com pormenorizado zelo, dividindo-se em quatro pontos fundamentais: sexo, narcisismo, poder e dinheiro.

O homem é um animal sexual que se compraz no prazer. Deve ser estimulado, ao máximo, até à exaustão, aproveitando-se-lhe as tendências, e, quando ocorrer o cansaço, levá-lo aos abusos, às aberrações.

Direcionar esse projeto aos que lutam pelo equilíbrio das forças genésicas, é o empenho dos perturbadores, propondo encontros, reencontros e facilidades com pessoas dependentes dos seus comandos, que se acercarão das futuras vítimas, enleando-as nos seus jogos e envolvimentos enganosos.

Atraindo o animal que existe na criatura, a sua dominação será questão de pouco tempo. Se advier o despertamento tardio, as conseqüências do compromisso já serão inevitáveis, gerando decepções e problemas, sobretudo causando profundas lesões na Alma.

O plasma do sexo impregna os seus usuários de tal forma que ocasiona rude vinculação, somente interrompida com dolorosos lances passionais de complexa e difícil correção. "Quem poderá resistir a essas quatro legítimas verdades?" - interrogou - "Certamente, aquele que vencer uma ou mais de uma, tombará noutra ou em várias ao mesmo tempo."(...)

Esta 'reunião' dos chamados agentes tebrosos, tem sua seqüência enumerando mais três pontos em que a humanidade encontra-se vulnerável. Ou seja, eles possuem algumas portas de entrada para comprazerem-se na obsessão. A primeira que eles gostam de utilizar, é a do sexo, até porque, lhes satisfaz as necessidades inferiores, numa simbiose que se verifica entre os encarnados e eles.

Muita calma nessa hora, companheiros......não busquem a abstinência, por favor!! Queremos ressaltar, apenas, uma das formas de atuação da inferioridade.

A abstinência sexual, também é uma causa de desequilíbrio, quando não bem observada. O sexo, como já vimos, é energia que circula. Oras, se a energia fica estagnada, que sucederá? A água estagnada, apodrece, assim será a energia estagnada em nosso organismo e a depressão pode ser vista como um reflexo dessa estagnação.

Mas, também, não vamos saindo por aí, praticando desregramentos para 'espantar' a depressão, ok?

Podemos conhecer a profilaxia, ou, falando de forma fácil, a forma de 'limparmos' nosso organismo!

PROFILAXIA

Kardec ( obras póstumas ) nos informa que "A força magnética é puramente orgânica; pode, como a força muscular, ser partilha de toda gente, mesmo do homem perverso; mas só o homem de bem se serve dela exclusivamente para o bem... mais depurado, o seu fluido possui propriedades benfazejas e reparadoras, que não pode ter o homem vicioso ou interessado."

O principal agente de cura, reside no próprio doente: é o desejo de transformação interior, e a elevação mental. Com isso, muito mais eficiente será a ação da magnetização, e do auxílio do mundo espiritual superior, far-se-á mais naturalmente.

"Não nos deixeis cair em tentação, mas livra-nos do mal." Essa foi a grande frase deixada por Jesus....peçamos à espiritualidade o apoio necessário para não cairmos em tentação, mas não descuidemos de nossa parte.

Pensamentos negativos, envolvimentos improdutivos, alimentar coisas que, comprovadamente não nos fazem bem (leia-se relacionamentos nocivos), não nos auxiliam a melhorar nada.

Utilize suas energias para algo produtivo....doe seu amor, aquele sincero e cheio de cristandade, a crianças que estão abandonadas.....visite doentes acamados que não possuem ninguém ao lado.....adote um idoso.....estude.....gaste tua energia com coisas que, comprovadamente, te acrescentam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário