terça-feira, 13 de abril de 2010

Gratidão


Gratidão

Prece Inicial:SENHOR JESUS CRISTO MENTORES ESPIRITUAIS DESTE ESPAÇO DE LUZ.NESTE MOMENTO EM QUE NOS PROPOMOS A MAIS UM DIA DE COOPERAÇÃO NO AUXÍLIO DE NÓS MESMO DE DO PRÓXIMO. QUEREMOS VOS PEDIR SERENIDADE, HARMONIA, PAZ E ABERTURA DE NOSSOS CORAÇÕES E MENTES PARA APREENDERMOS O QUE NOS FOR APRESENTADO DE PALAVRAS DE DISCERNIMENTO NO BEM E QUE POSSAMOS SENHOR, ATRAVÉS DESTE ESTUDO ESPALHAR A CENTELHA DE LUZ AOS MAIS NECESSITADOS AOS ENFERMOS DA ALMA E DO CORPO E ASSIM SENHOR, TE PEDIMOS PERMISSÃO PARA DAR POR INICIADO O ESTUDO DE HOJE E QUE O SENHOR ENVOLVA NOSSA IRMÃ FIORELLA COM TUA LUZ E TUA PAZ ASSIM SEJA!

Expositor@:Nosso encontro de hoje, abordará o tema gratidão. E, para fazer algo diferente, gostaria de ler a vossa opinião sobre GRATIDÃO.

Vim ver: gratidão é algo muito difícil de se expressar, muitas vezes nos sentimos gratos por algo que fizeram a nós, mas quando fazemos algo em troca de gratidão ainda temos que repensar nosso modo de agir com o próximo

@lgodao Doccy : Ser grato é aceitar oue o outro nos faz, mesmo que nao esteja a contento no momento,,, pois com certeza terá o seu propósito

Expositor@: Vim ver e @lgodão, certo....

Brisa!!!: reconhecimento de um bem feito a nós.

Expositor@: Vim ver,sempre queremos retribuir o que nos fazem, certo?

Coord. de Estudos: Brisa!!! este bem está nos sendo dado a todo instante querida

Expositor@: @lgodao Doccy,aceitar e saber que, embora não esteja como gostaríamos, deve haver um propósito para isso.

Vim ver: Expositor@ não, sempre temos que ter em mente que a gratidão tem que ser algo espontâneo, não precisamos retribuir se não quisermos,

Expositor@: ah...agora sim, entendi melhor...obrigada...

Vim ver:o melhor é sempre ser feito com o coração, não retribuir com obrigação .

Brisa!!!: Por isto é que tem que ter o reconhecimento..

Vim ver: sim, mas reconhecer é uma coisa, retribuir é outra

@lgodao Doccy: eu acredito que tudo nos acontece, tem sempre uma razão de ser, então temos que ser gratos a tudo.

Expositor@:Muito lindo esse estado d'alma diante dos fatos...

Bem, busquei fontes variadas que tratam do assunto e, interessante notar, é um tema muito único....as definições, embora envolvam palavras e termos próprios a cada credo ou religião, se resumem à mesma coisa: GRATIDÃO A DEUS, sobre todas as coisas.

Outra coisa interessante: Gratidão traz saúde emocional e bem-estar. A gratidão é uma virtude que precisa ser cultivada e desenvolvida continuamente.

Expositor@:Vim ver, bem salientando, a diferença entre reconhecer e retribuir.

Expositor@ sorri para TODOS Precisa se tornar um hábito diário. Muitas vezes não nos lembramos de agradecer e apenas reclamamos.

Não devemos confundir gratidão com o lisonjear alguém de modo excessivo ou ter atitudes de subserviência.

@lgodao Doccy: se não aceitarmos o que nos é dado, estaremos negando a Bondade e Sabedoria do criador

Expositor@:A gratidão não respeita relações de subordinação e sempre atuará na horizontal, nivelando a pessoa que agradece àquela que recebe o agradecimento.

Vim ver: isso cara expositora é devido ainda ao nível evolutivo dos habitantes deste planeta. Por enquanto o lema é antes de mais nada reclamar. mas aos poucos chegaremos lá, perdoe-me, continue por favor

Expositor@:sim...reclamemos e coloquemos defeito....

Em vez de se lastimar mude essa atitude de vítima para uma atitude positiva, agradecendo desde que abre os olhos de manhã até a hora de dormir.

Ao fazer isso você abre seu coração, abre seu entendimento para descobrir quantas bênçãos pequenas e grandes você recebe a cada dia.

Desse modo você passa a perceber as bênçãos "invisíveis" que nem tinha notado. Passa a sentir como foi protegido, amparado, ajudado tantas e tantas vezes.

Logo de início devemos desenvolver um genuíno sentimento de agradecimento a Deus pela oportunidade da reencarnação. Pela nossa vida e nossa inteligência, que nos faculta perceber as diferenças e fazer opções.

Se queremos, ou não, viver essa ou aquela situação. A gratidão pelo livre-arbítrio!

joao carlos: podemos plantar o que quisermos porem a colheita esta e obrigatória para tds nós

Vim ver: poderia traduzir em ex estas "bênçãos invisíveis" por favor?

@lgodao Doccy:a soberba do homem não consegue admitir as bênçãos invisíveis,porque crê que consegue tudo por si só

Expositor@:Vim ver, como citei no início, recolhi visões em diversas crenças. Bênçãos invisíveis podem ser compreendidas como tudo aquilo que nos sucede em forma de amparo, proteção e direcionamento no bem,dentre outras.

Expositor@:Exato, João...temos a liberdade de escolher o plantio, mas a colheita será proporcional...

Vim ver:tipo , o universo pode conspirar ao meu favor ou contra mim?

Expositor@: Não, não é tipo o universo conspirar contra ou favor....

O sentimento de gratidão nos liberta da preocupação e nos acalma. Ao agradecer nosso coração descansa, nossa mente se aquieta, relaxamos mais, dormimos melhor e ficamos livres de tantas tensões da vida moderna.

joao carlos: tudo é uma questão de valores.

Expositor@:A gratidão cura as doenças psicossomáticas e crônicas. Cura as dores da alma como a depressão, a tristeza, a solidão, melancolia, a baixa-estima, insônia e ansiedade.

Lembre-se sempre de demonstrar sua sincera gratidão a todos que o ajudam. Expressar gratidão é uma força poderosa; é um atributo natural da mente voltada para a prosperidade.

Ao desenvolver esse hábito de agradecer você aciona a energia curativa do universo e muda as circunstâncias e o ambiente ao seu redor.

É importante recordar-se de agradecer. Existem maneiras concretas de nos ajudar a lembrar de agradecer, como escrever bilhetinhos e espalhá-los onde possamos ler para lembrar de agradecer ou escrever um diário contemplando as graças recebidas.Pequenas dicas e conceitos de uma Mestra em yoga, eis o que tivemos até agora.

joao carlos: na verdade todos nós queremos caminhar por um campo florido com flores lindas e maravilhosas ,porem temos que compreender que se faz necessário caminharmos também pelos espinhos que deixamos pelos caminhos de nossas vidas.

Expositor@: Exato, João...'deixamos' e são parte de nosso burilamento...

Expositor@: Olhando pelo enfoque bíblico, temos:

Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus", ordena o apóstolo Paulo.

A gratidão é um dom que todos necessitam e que todos podem dar... Li a respeito de uma mulher que casou-se com um homem a quem ninguém dava valor. Mas ela sempre o elogiava e agradecia a Deus por ele. Motivado por isso, ele se transformou num grande homem!

Sim, é impossível permanecer pequeno sob o poder da apreciação e da gratidão. Existem milhares de pessoas que estão caminhando com passos morosos, pessoas que olham para a vida com olhos embaçados, pessoas que teriam um novo ritmo para seus passos e um novo brilho em seus olhos se aqueles que vivem com elas e que realmente as apreciam, expressassem à esta apreciação.

joao carlos:somos o resultado de tudo o que colocamos em nossa mente.

Expositor@: Sim, e nem sempre dominamo-la como deveríamos.

Infelizmente muitas pessoas, também, recebem todo esse encorajamento e valoração, mas não repassam ao próximo. Nisto, não criam aquele círculo de receber-e-dar, perdendo a continuidade desta doação.

Se expressarmos nossa gratidão, ela aumentará mais e mais. Se nós a prendermos em nosso coração, ela morrerá.

Paulo recusou correr este terrível risco. Ele cultivava a maravilhosa arte da gratidão expressando-a. Ele não agradecia por tudo e nem pede que o façamos. Seria absurdo agradecer pela doença, pela tristeza, pela morte e por outras mazelas.

Ele agradecia "em tudo", isto é, nenhuma circunstância conseguia fazê-lo DEIXAR de ser grato a Deus.

Se desejamos ser gratos, devemos ver algo especial nos dons que são colocados tão bondosamente em nossas mãos.

· Nosso cônjuge é alguém especial...

· Nossos filhos são especiais...

Expositor@ sorri para TODOS · Nosso lar é um lugar especial...

· Tudo se torna especial quando é visto por alguém que possui olhos e coração especiais...

· Peça a Jesus para torná-lo assim...

Em segundo lugar devemos dar valor àquilo que possuímos. Algumas pessoas não podem nem mesmo ver as vitrines coloridas de um "shopping" sem voltar para casa sentindo-se miseráveis.

@lgodao Doccy: a natureza nos presenteia todos os dias... e não somos gratos a ela

Débor@: em certos momentos da vida,qdo parece q o mundo vai desabar nas nossas cabeças é muito dificil de agradecer mas,com o passar do tempo com a razão falando mais alto que a emoção não ha nessa vida nada melhor que agradecer a DEUS por nos ter dado forças para vencer essas tribulações,e tb a espiritualidade por nos ter amparado.

Expositor@: É verdade, Débora. nessas horas, em que a dor nos assola, nem sempre conseguimos ser gratos. Bella colocação.

Expositor@:Ficam transtornadas pela cor da grama do vizinho. Lembre-se de que o verde luxuriante que ele possui pode ser apenas um mito. Pergunte-se: "Será que as pessoas que possuem todas estas coisas são realmente felizes?

Em primeiro lugar cultivemos o hábito de olhar para aquilo que temos em vez de olhar para aquilo que perdemos. Algumas pessoas fixam tanto seus olhares naquilo que perderam que deixam de ver muitas coisas boas que possuem. Não chore o leite derramado!

Spirito: Alguém disse que não devemos agradecer por doenças, provas, sofrimentos, preces. Mas tudo isso está na lei de Deus. Contribui para o nosso progresso, para a nossa felicidade futura, se soubermos a tudo responder com valor cristão.

Expositor@: Foi justamente este o exemplo, Spirito. Paulo agradece não pela doença, mas por com ela aprender....

Débor@: as vezes esquecemos de ser gratos qdo só recebemos ingratidão,principalmente daqueles que nos são caros.

Expositor@: É verdade, Débora. por vezes, também, a ingratidão é nossa visão distorcida das coisas....

Torne-se sensível às belezas da natureza. Desperte sua percepção para observar mais a beleza do mar, das montanhas, da vegetação, das flores, frutos e árvores, dos rios e cachoeiras. Deleite-se com o canto dos pássaros. Sinta carinho e respeito pelos animais. Agradeça a Deus pelo seu universo tão pleno de maravilhas.

Quando nos despertamos interiormente para o sentimento tão nobre da gratidão, começamos a sentir gratidão por tudo, pelo ar que respiramos, por estarmos andando, vendo, ouvindo, falando e pelo simples fato de estarmos vivos.

Passamos a dar mais valor a vida e a essa oportunidade, essa dádiva de ter nascido na Terra para aprender e evoluir espiritualmente. Ao compreender isso, nos libertamos do sentimento de revolta, da não-aceitação.

joao carlos: e colocamos tambem nestes agradecimentos nossos irmaos do caminho que mesmo nao compartilhando dos nossos conceitos de vida sao nossos irmaos e amamos a todos

Expositor@: nem sempre, desculpe se soou como uma atitude constante. Mas lembrei que, quando estamos feridos ou sensibilizados, por vezes, perdemos um pouco o foco das coisas e não vemos com clareza, eis o distorcer as coisas, como se fossem ingratidão.

Expositor@: Bem salientando, João....

Os mestres sábios nos ensinam a agradecer tanto as coisas boas como as coisas ruins, compreendendo que tudo acontece para melhor e que tudo segue um plano divino. Deus quer que extraiamos lições das dificuldades que são como esmeris nos purificando e desenvolvendo as virtudes em nosso interior.

joao carlos: e temos como exemplo maior Jesus nosso modelo e guia para todos o sempre

Expositor@: Em vez de só reclamar e se focar nos defeitos e faltas, podemos ver o lado positivo.

Expositor@: Quando não somos gratos, não somos capazes de sentir felicidade, porque ficamos focados no que não tivemos, no que não temos e achamos que nunca temos o suficiente.

Expositor@: Ao conquistar a virtude de ter um coração agradecido, você respeita a todos e ao mesmo tempo não perde seu discernimento. É o antídoto para o orgulho.

cristã: bom seria , realmente,que as criaturas enxergassem sempre o lado positivo das criaturas....

Expositor@: Gurumayi, um mestre yoga, uma vez disse: "Quando nos tornamos gratos, recebemos mais. Quando expressamos nossa gratidão, recebemos ainda mais. Esta a lei da natureza".

Vim ver: inclusive se me permite, existem pessoas que se impõem sofrimentos desnecessários, os chamados tormentos voluntários

cristã: silicios

Expositor@: Sim Vim ver, me faz lembrar da colocação do João Carlos, logo acima....aonde ele disse que somos o resultado daquilo que colocamos em nossa mente...

Expositor@: Cultive a gratidão. Sintonize com as vibrações puras de Deus através do agradecimento profundo e sincero e muitos de seus problemas e carmas são diminuídos e você recebe mais e mais graças divinas.

Vim ver: sim, as vezes sem motivo cobiçamos o bem alheio por ex, mesmo tendo o suficiente e isso nos atormenta nos fazendo sofrer

Expositor@: Vivencie isto em sua vida.Quando estiver consigo próprio, faça esse pequeno exercício mental.

Feche os olhos. Respire tranqüilamente. Deixe que o ar entre e saia naturalmente.

E conte suas bênçãos. Lembre-se de tanto que há para agradecer.

Agradeça a Deus, a fonte divina de onde recebemos tudo.

Agradeça a vida.

Agradeça ao seu corpo e sua mente.

Agradeça a seus pais, filhos, parentes, amigos, a todas as pessoas e acontecimentos.

Lembre-se de todas as coisas boas de sua vida.

joao carlos: tudo em nossas vidas é uma quetão de pratica.devemjos colocar em pratica tudo oque temos recebido de Deus.e pela repetição vamos colocando em nossa mente tudo de bom para nós e para tds que nos rodeiam

Expositor@: Sim, João, praticar. Não nos esquecendo de sentir...sentir aquilo que praticamos....

Vim ver: o que fizemos de errado tem apenas que servir como aprendizado, aquele que não se perdoa sofre muito, o remosro é um dos piores sentimentos que existe

joao carlos: com certeza pois se naõ sentimos não podemos realmente praticar em toda a sua essência.

SORRISO: é verdade, de termos a oportunidade de estarmos neste plano já devemos agradecer.

Permita que a gratidão dissolva seu cansaço e tristezas.

Permita que seu coração se torne suave e doce através da gratidão e experimente entusiasmo e tranqüilidade. Om Shantih.Fique em paz.

Este exercício de mentalização, muito embora não seja espírita, é muito interessante.

Rosangel@: "Ha muitos caminhos para a verdade,mas no final todos se encontram"

joao carlos: pedimos ao pai de infinita sabedoria e juntiça as graças que aqui viemos buscar e que posamos colocar em pratica tudo oque aprendemos nesta tarde de estudos

Expositor@:Abro para colocações, lembrando que encerraremos este encontro ás 18horas. Grata.

@lgodao Doccy: Achei o tema muito oportuno. pois raramente nos lembamos realmente de agradecer, pois só sabemos pedir e reclamar....

Expositor@:Ter gratidão é saber acolher o que a vida nos dá, seja desejado ou inesperado. Tudo deve ser encarado como oportunidades para nossa expansão, progresso e adiantamento. Considerar que somos imortais e uma dificuldade agora será uma oportunidade de crescimento e evolução

Expositor@: Cada ser humano que passa pela nossa vida é motivo de eterno agradecimento, porquanto, lega-nos sua peculiaridade, suas lições, sua bagagem de conhecimento, mesmo àqueles que julgamos desnecessário termos conhecido, ou até mesmo que a presença tenha causado-nos sensível embaraço, no futuro agradeceremos pela experiência que nos ensinaram.

joao carlos: ninguém sabe tanto que não possa aprender e nimguem sabe menos que não possa a nos ensinar.

Expositor@:Sim, ninguém é tão grande que não tenha a parender e nem tão pequeno que não tenha nada a ensinar.

negrinho: é bom ter um espaço onde possamos trocar ideias e aprender sobre a doutrina que amamos

Coord. de Estudos: QUERIDOS(AS) COMPANHEIROS(AS) DE ESTUDO, VAMOS AGORA ENVOLVER NOSSO IRMÃO JOÃO CARLOS NA PRECE DE ENCERRAMENTO. OBRIGADA PELA PRESENÇA DE LUZ DE TODOS

PRECE FINAL:que a luz do divino mestre ilumine a tds e que possamos ao nos retirar levar para os nossos lares muita paz,muito amor e junto com nossos familiares colocar em pratica tudo o que estamos vivenciando a qui nesta sala de estudos que Deus ilumine a todos e muita paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário