quarta-feira, 6 de março de 2013



PARA VIVER FELIZ


            As palavras SIM e NÃO têm profunda significação no que diz respeito à nossa felicidade, porque a utilização de uma delas pode significar uma diretriz, uma tomada de posição, uma atitude certa ou errada. Por isso a importância delas em nossas vidas.
Muitas vezes somos infelizes, criamos embaraços mil em nossa vida relacional, principalmente, quando dizemos SIM e deveríamos dizer NÃO, o mesmo acontecendo quando dizemos NÃO na hora de dizer SIM. Um Sim ou um Não poderá conduzir a pessoa para caminhos opostos: alegria ou tristeza, o bem e o mal, a felicidade ou o sofrimento.
            Quando a mente estiver a ponto de tomar uma atitude, ainda mais para decidir algo importante, sério em nossas vidas, observemos como estão as nossas emoções antes de dizer SIM ou NÃO. Equilibradas? Ótimo, digamos SIM ou NÃO. Desequilibradas? Aguardemos o dia seguinte ou outra hora.
            SIM devemos sempre dizer para ações de bondade, de tolerância, de controle dos desejos, de trabalho no bem e para tudo quanto seja um estimulo para que andemos em paz com a consciência.
            Digamos NÃO quando baterem à nossa porta os ressentimentos, a preguiça, as preocupações sem motivo, o pessimismo, a maledicência, a discórdia, a violência de qualquer ordem e a tudo quanto se mostrar contrário às lições do Incomparável Mestre.
            Da escolha acertada no emprego do SIM e do NÃO resultará a nossa paz espiritual e a certeza de que não ferimos a lei de Deus. Foi o uso incorreto dessas duas expressões que infelicitaram o homem em toda a sua existência terrena.
Estamos, invariavelmente, diante de uma bifurcação decisória: faço ou deixo de fazer? Caso ou não com ele ou com ela? Ela é a mulher ou ele é o homem de minha vida? Quantas encruzilhadas vão surgindo em nossa trajetória exigindo a tomada de uma decisão? Respondo com um desaforo ou silencio? Analisemos: na maioria das vezes não dizemos Sim à acomodação, ao ócio, à mágoa, ao ciúme, às fofocas, à maldade, aos vícios, às irritabilidades e encontramos o sofrimento? E em outras vezes não dizemos NÃO ao perdão, à compaixão, à caridade, ao trabalho, ao compromisso e colhemos as conseqüências infelizes de nossa opção? Acertar no emprego correto desses dois vocábulos resultará na nossa paz espiritual e na conquista da alegria de viver. Os Espíritos Superiores são felizes por que acertam na escolha do SIM e do NÃO.
            Sejamos, portanto, firmes em nossas posições, para que o futuro nos alcance, espalhando as sementes que nasceram de nossos acertos na hora de usar o SIM e o NÃO.
            Somos Espíritos, os seres inteligentes da Criação, e esta condição impostergável nos impulsiona ao uso do discernimento em todos os instantes em que temos de tomar uma postura. É nesses momentos que nos chega a necessidade de sabermos dizer SIM ou NÃO.
Estamos reencarnados aprendendo as lições da vida e todo aprendizado requer discernimento. Paulo deixou a máxima: “Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém”, ou seja, sugere que nos indaguemos sobre o que poderá advir caso digamos SIM ou NÃO a um estímulo qualquer da vida. Isso nos é prazeroso? É. Mas convém à nossa vida eterna? NÃO. Então, não façamos. Isto não é o melhor para o homem, ou a mulher, mas serve à nossa condição de Espírito imortal? Então façamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário